Mirna Grzich - Perifl

fotografia: René de Paula

Jornalista, escritora e terapeuta, Mirna Grzich  é uma referência quando o assunto é bem-estar, qualidade de vida, consciência, transformação na cultura da sociedade, espiritualidade.

Publicidade do programa Música da Nova Era

Publicidade do programa Música da Nova Era

Visionária, trouxe para o Brasil um programa semanal, o “Música da Nova Era”, que foi transmitido pelas rádios Eldorado FM de São Paulo, Jornal do Brasil AM e Globo FM do Rio de Janeiro, e Guarany FM de Belo Horizonte, com o patrocínio da Philips, Banco América do Sul e numa segunda fase, pelo Banco Real, atual Santander. Um programa que marcou época nos corações e mentes de 500 mil ouvintes, por 8 anos, de 1987 a 1996.

Carioca, filha de pai croata e mãe brasileira, é formada em Teatro e Comunicação no Conservatório Nacional de Teatro do Rio de Janeiro. Mirna se radicou em São Paulo nos anos 70 e viajou pelo mundo como correspondente internacional das revistas semanais Visão, Veja e Isto É, entre 1970 e 1980, realizando matérias sobre cultura e política, visitando lugares da África, Europa, Oriente Médio e América do Sul. Realizou documentários exibidos no Globo Repórter e no Fantástico, fruto de suas viagens, quando trabalhou com a Blimp Filmes.

Nos anos 80, viveu por 6 anos na Califórnia, quando estudou no Esalen Institute, o mais importante centro de terapia humanística do planeta. Aperfeiçoou-se também em Integral Studies, e tem formação como terapeuta, atividade que está retomando agora.

Iniciou-se nas grandes tradições do mundo, quando esteve com mestres espirituais como OshoKrishnamurtiChagdud Tulku Rimpoche e muitos outros. Especializou-se no estudo das tradições espirituais do Oriente e Ocidente. Conheceu o físico Fritjof Capra ( Mirna foi responsável por lançar no Brasil o filme Ponto de Mutação, baseado no livro de Capra de mesmo título), o médico indiano Deepak Chopra, e ajudou a trazer o Dalai Lama ao Brasil em 92.

 

Com o Dalai Lama, em 1992, quando foi sua press officer

Com o Dalai Lama, em 1992, quando foi sua press officer

Com Deepak Chopra, em sua primeira visita o Brasil

Com Deepak Chopra, em sua primeira visita o Brasil

 

 

 

 

 

 

 

Capa do livro Anjos, Tudo Que Você Queria Saber, de 1995

Capa do livro Anjos, Tudo Que Você Queria Saber, de 1995

 

 

Em 1995, escreveu a obra “Anjos, tudo que você queria saber”, 20 fascículos acompanhados de fitas de meditação, uma obra bem humorada sobre a presença dos anjos nas nossas vidas, que alcançou  2 milhões de exemplares vendidos em bancas de jornais em todo o Brasil. Muitos terapeutas e clínicas usam essas gravações até hoje, para seus pacientes, falando da cura, do perdão, da vida e da morte.

 

Capa do programa da Conferência Imaginaria

Capa do programa da Conferência Imaginaria

Mirna com o astronauta Edgar Mitchell, fundador do Noetic Sciences Institute

Mirna com o astronauta Edgar Mitchell, fundador do Noetic Sciences Institute

 

 

 

Também em 95, criou a conferência “Imaginaria – Arte, Ciência, Economia e Espírito numa Visão de Futuro”,  em São Paulo, em parceria com o SESC e patrocínio do Banco Real, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, quando trouxe ao Brasil o astronauta Edgar Mitchell, o físico Peter Russell, a bióloga evolucionista Elisabet Sahtouris, entre 20 conferencistas internacionais, que juntamente com Amir KlinkGilberto Gil e outros participaram de uma conferência visionária e inspiradora sobre o terceiro milênio.

 

 

 

Em 1998, Mirna criou a revista mensal –  “Meditação – corpo/mente/espírito”, sempre acompanhada de CDs, em parceria com a Editora 3, por 5 anos, de 1998 a 2003, que se transformou num verdadeiro “case” editorial, com um público seleto de 60 mil  leitores em todo Brasil. Nessa iniciativa, foi patrocinada pela Nutrimental Foods, Hospital Samaritano, Companhia Suzano de Papéis. Nesse período, lançou ainda edições especiais sobre tradições espirituais de todo planeta, edição especial sobre Prosperidade com Deepak Chopra, editou um Calendário da Lua, e uma revista sobre Feng Shui.

 

revista_meditacao_I revista_meditacao_II revista_meditacao_III

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 2002, foi curadora do evento “Encontros com Homens e Mulheres Notáveis”, ciclo de palestras no SESC Consolação, em SP, de março a outubro desse ano, quando trouxe os líderes espirituais das 8 mais importantes tradições, como Mestre Agenor, do Candomblé, rabino Nilton Bonder, para falar do Judaísmo e da Cabalá, o poeta Faouzi Skali, do Marrocos, representando o Sufismo, a Lama Tsering Everest, explicando o Budismo Tibetano, e a atriz Odete Lara, relatando suas experiências com o Zen Budismo, entre muitos outros.

Coleção Quem é Você

Coleção Quem é Você

 

Em 2005 criou e produziu a coleção Quem É Você, para a Editora Globo, composta de 16 CDs mais um livro, o Livro da Meditação, considerado o mais completo guia de autoconhecimento já publicado no Brasil. Escreveu por 3 anos na revista Época Negócios, entrevistando personalidades culturais para a seção Inspiração.

 

 

capa do livro Anjos Agora, lançado pela Leya

Capa do livro Anjos Agora, lançado pela Leya

 

 

Em 2011, lançou um novo livro sobre Anjos, um uptodate do livro de 95, chamado Anjos Agora, pela editora Leya/Lua de Papel, considerado um livro referência sobre o tema.

Mirna Grzich é diretora da Imaginaria Produção Cultural, empresa de comunicação e saber. Seu nome é uma referência a todos esses temas que envolvem a Nova Consciência, que abrange a ética e a sustentabilidade para os negócios e o meio ambiente, a interdependência de tudo, e uma visão da espiritualidade não como uma religião, mas  como um processo de contínuo autoconhecimento e evolução. Temas que, afinal, são a agenda da nossa época.

 

 

carta_tarot_imperatriz

 

Nos últimos  anos, Mirna tem trabalhado intensamente como coach e terapeuta, no seu consultorio em São Paulo, e em visitas a outros Estados como Rio de Janeiro e Belo Horizonte,  utilizando o Tarot como um instrumento para acessar o inconsciente, promover o autoconhecimento e a meditação, dar sentido à vida. Esse trabalho se chama Tarot da Alma.

Agora com a criação da Imaginaria Radio e TV, Mirna realiza seu sonho de criação com independência, e começa a elaborar o seu legado.